ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO
DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE
ENSINO
SUPERINTENDENCIA DE
EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
CURSO: TECNOLOGIAS NA
EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC’s
TUTORA: MARIA ELIETE
PROJETO
DE TRABALHO
Leitura
Literária na Sala de Aula: A Bolsa Amarela de Lígia Bojunga
Santa
Inês – MA
2012
Autora:
Marilene Lima Mendes
ALTO
ALEGRE DO PINDARÉ – MARANHÃO – TURMA 34 DO CURSO TIC’s 100h SANTA INÊS MARANHÃO
– Tutora Maria Eliete
Modalidade/Nívelde
Ensino: Ensino Fundamental I – 2º ciclo ( 5º ano)
Componente
Curricular: Língua Portuguesa
Tema
-Linguagem Oral: Leitura e Produção Textual
DADOS DA AULA
O
que o aluno poderá aprender com esta aula
·
Desenvolver procedimentos de comportamento
leitor;
·
Levantar hipóteses sobre a história antes e
durante a leitura da obra literária;
·
Conhecer as características do gênero
narrativo;
·
Relatar oralmente e por escrito impressões
sobre a leitura bem como breves experiências de vidas relacionadas à mesma.
Duração das atividades – Aproximadamente
15 aulas – Dependendo do planejamento do professor
RECURSOS UTILIZADOS
ü Imagens;
ü Computador
com internet;
ü Livro
– A bolsa amarela de Lígia Bojunga;
ü Mural;
ü Data
show;
ü Papel
sulfite;
ü Lápis;
ü Maquina
digital, dentre outros.
Desenvolvimento do Projeto – Leitura Literária em Sala de
Aula
1ª ETAPA
– MOMENTO DE CONVERSAÇÃO SOBRE A OBRA LITERÁRIA – A BOLSA AMARELA DE LÍGIA
BOJUNGA
Roda
de conversa com as crianças sobre a obra literária a ser lida que é A Bolsa
Amarela de Lígia Bojunga. O professor utiliza a consigna: “Crianças, a partir
de hoje faremos a leitura de uma obra da autora Lígia Bojunga, o nome do livro
é A Bolsa Amarela”. Perguntar às crianças: Quem já ouviu falar dessa autora?
Quem já leu esse livro ou alguma outra obra dessa autora? – Deixar que as
crianças falem a respeito e em seguida o professor exibe em slides a foto da
autora e trechos biográficos sobre a mesma para ser lido à turma.
Fonte:
http://www.casalygiabojunga.com.br/pt/lygiabojunga.html
Em
seguida o professor exibe outro slide com a imagem da capa do livro para uma
exploração estética (capa, autora, ilustradora, apresentadora e título) que
poderá ser também utilizado o livro para circulação entre as crianças.
Após
a apresentação da imagem e do livro que poderá estar circulando entre as crianças,
o professor propõe uma discussão acerca da capa a partir das seguintes
questões: Que elementos vocês observam na capa?De acordo com o título, qual
gênero textual será abordado? Ainda de acordo com o título, qual será o assunto
desse livro? Como será o enredo dessa história?
O professor registra todas
as respostas dadas pelas crianças para confrontamento durante a leitura da obra.
Antes
da leitura, pedir às crianças que pesquisem mais sobre a autora e suas obras,
sobre a ilustradora e sobre a apresentadora do livro. É importante que o
professor defina o dia para socialização da pesquisa. Em seguida o professor
expõe em um mural, que poderá ser montado na sala, os seguintes materiais: a
imagem da capa do livro, o tema do projeto e os trechos biográficos tanto da
autora quanto da ilustradora e da apresentadora.
2ª
ETAPA – LEITURA POR CAPÍTULO DA OBRA LITERÁRIA A BOLSA AMARELA DE LÍGIA BOJUNGA
O
professor de início poderá ler para e com as crianças a apresentação do livro
feita por Marisa Lajolo e posteriormente o primeiro capítulo para uma motivação
da leitura do livro. Após isso o professor orienta às crianças que farão a
leitura em duplas e por capítulo para socialização em um dia definido, que será
na sexta feira, onde cada dupla relata suas descobertas durante as leituras
para a própria turma.
OBS. A leitura dessa obra será
realizada pelas próprias crianças individualmente ou em dupla de preferência em
dupla. A sugestão é que leiam um capítulo por semana fora da sala de aula (2ª a
5ª feira) e façam a socialização na 6ª feira. O professor poderá acessar o
livro para que as crianças leiam, caso não tenha livros suficientes no acervo
da escola ou nas bibliotecas.
No
dia da socialização, na sexta feira, o professor precisa ter planejado algumas
estratégias para esse momento de forma que cada dupla compartilhe suas
descobertas durante a leitura do capítulo. Cada dupla de acordo com sua
imaginação poderá ilustrar o capítulo lido e isso precisa ser combinado antes
com as crianças. As ilustrações serão expostas no mural da sala junto com os
outros materiais do projeto.
O
professor poderá confeccionar uma grande bolsa amarela para ser exposta na sala
de aula. Nessa bolsa as crianças individualmente registrarão suas impressões
sobre a leitura de cada capítulo: o que gostou e o que não gostou, o que chamou
a atenção, (sempre justificando suas respostas), três vontades que gostariam de
colocar na bolsa amarela. Outra sugestão seria das crianças se colocarem no
lugar da autora, ou falar para a autora, por exemplo: O que fariam de diferente
no capítulo se fossem a autora do livro? O que diriam para a autora sobre o
capítulo lido?
Os
registros serão feitos na sexta feira após a socialização e colocados na bolsa
amarela e a cada dia da semana (2ª a 5ª feira) serão lidos pelo professor cinco
ou seis desses registros, de acordo com o número de alunos da turma e
comentários.
Após
as leituras de todos os capítulos, ilustrações e registros da turma, chega o
momento de socialização dessa experiência de leitura para os pais dos alunos ou
para as outras turmas da escola, fica a critério do professor.
A
apresentação pode ser feita a partir de um seminário onde socializarão todo o
processo de realização do projeto.
AVALIAÇÂO:
A avaliação será constante, em que o professor precisa observar o envolvimento
dos alunos na leitura, bem como a participação destes nas atividades propostas,
sejam elas orais ou escritas.
Referências:
Bojunga, Lígia. A Bolsa Amarela.
Apresentação de Marisa Lajolo – Rio de Janeiro: Objetiva, Literatura em Minha
Casa, vol 3, 2002.
PROJETO
PARADIDÁTICOS 2009 - 5º. ano. Professoras: Patrícia e Rosana. Livro: A
Bolsa Amarela. Autora: Lygia
Bojunga. Ilustradora: Marie Louise Nery ...disponível
em: colegio.uirapuru.edu.br/.../Download/a_bolsa_amarela_5_ano.pdf