Quem sou eu

Minha foto
Alto Alegre do Pindaré, Maranhão, Brazil
Sou Marilene Lima Mendes, casada e mãe de 4 lindos filhos. Minha formação é pedagogia com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, professora há 18 anos e atualmente trabalho na secretaria municipal de educação na coordenação do Programa Escola que Vale junto com outras colegas. Este programa é uma parceria do município com a Fundação Vale e é direcionado aos alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Olá colegas do curso e tutora Eliete. Estou postando meu projeto de trabalho. É um projeto de leitura com a finalidade de trabalhar o livro A Bolsa Amarela de Lígia Bojunga, com os alunos de 5º ano do Ensino Funadamental. Deem uma espiada.





ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
SUPERINTENDENCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS




CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC’s

TUTORA: MARIA ELIETE




PROJETO DE TRABALHO



Leitura Literária na Sala de Aula: A Bolsa Amarela de Lígia Bojunga









Santa Inês – MA
2012
Autora: Marilene Lima Mendes
ALTO ALEGRE DO PINDARÉ – MARANHÃO – TURMA 34 DO CURSO TIC’s 100h SANTA INÊS MARANHÃO – Tutora Maria Eliete
Modalidade/Nívelde Ensino: Ensino Fundamental I – 2º ciclo ( 5º ano)
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Tema -Linguagem Oral: Leitura e Produção Textual
DADOS DA AULA
O que o aluno poderá aprender com esta aula
·         Desenvolver procedimentos de comportamento leitor;
·        Levantar hipóteses sobre a história antes e durante a leitura da obra literária;
·         Conhecer as características do gênero narrativo;
·        Relatar oralmente e por escrito impressões sobre a leitura bem como breves experiências de vidas relacionadas à mesma.

Duração das atividades – Aproximadamente 15 aulas – Dependendo do planejamento do professor

RECURSOS UTILIZADOS
ü  Imagens;
ü  Computador com internet;
ü  Livro – A bolsa amarela de Lígia Bojunga;
ü  Mural;
ü  Data show;
ü  Papel sulfite;
ü  Lápis;
ü  Maquina digital, dentre outros.

Desenvolvimento do Projeto – Leitura Literária em Sala de Aula

1ª ETAPA – MOMENTO DE CONVERSAÇÃO SOBRE A OBRA LITERÁRIA – A BOLSA AMARELA DE LÍGIA BOJUNGA
Roda de conversa com as crianças sobre a obra literária a ser lida que é A Bolsa Amarela de Lígia Bojunga. O professor utiliza a consigna: “Crianças, a partir de hoje faremos a leitura de uma obra da autora Lígia Bojunga, o nome do livro é A Bolsa Amarela”. Perguntar às crianças: Quem já ouviu falar dessa autora? Quem já leu esse livro ou alguma outra obra dessa autora? – Deixar que as crianças falem a respeito e em seguida o professor exibe em slides a foto da autora e trechos biográficos sobre a mesma para ser lido à turma.


Fonte: http://www.casalygiabojunga.com.br/pt/lygiabojunga.html
Em seguida o professor exibe outro slide com a imagem da capa do livro para uma exploração estética (capa, autora, ilustradora, apresentadora e título) que poderá ser também utilizado o livro para circulação entre as crianças.



Após a apresentação da imagem e do livro que poderá estar circulando entre as crianças, o professor propõe uma discussão acerca da capa a partir das seguintes questões: Que elementos vocês observam na capa?De acordo com o título, qual gênero textual será abordado? Ainda de acordo com o título, qual será o assunto desse livro? Como será o enredo dessa história?
O professor registra todas as respostas dadas pelas crianças para confrontamento durante a leitura da obra.
Antes da leitura, pedir às crianças que pesquisem mais sobre a autora e suas obras, sobre a ilustradora e sobre a apresentadora do livro. É importante que o professor defina o dia para socialização da pesquisa. Em seguida o professor expõe em um mural, que poderá ser montado na sala, os seguintes materiais: a imagem da capa do livro, o tema do projeto e os trechos biográficos tanto da autora quanto da ilustradora e da apresentadora.

2ª ETAPA – LEITURA POR CAPÍTULO DA OBRA LITERÁRIA A BOLSA AMARELA DE LÍGIA BOJUNGA
O professor de início poderá ler para e com as crianças a apresentação do livro feita por Marisa Lajolo e posteriormente o primeiro capítulo para uma motivação da leitura do livro. Após isso o professor orienta às crianças que farão a leitura em duplas e por capítulo para socialização em um dia definido, que será na sexta feira, onde cada dupla relata suas descobertas durante as leituras para a própria turma.

OBS. A leitura dessa obra será realizada pelas próprias crianças individualmente ou em dupla de preferência em dupla. A sugestão é que leiam um capítulo por semana fora da sala de aula (2ª a 5ª feira) e façam a socialização na 6ª feira. O professor poderá acessar o livro para que as crianças leiam, caso não tenha livros suficientes no acervo da escola ou nas bibliotecas.

No dia da socialização, na sexta feira, o professor precisa ter planejado algumas estratégias para esse momento de forma que cada dupla compartilhe suas descobertas durante a leitura do capítulo. Cada dupla de acordo com sua imaginação poderá ilustrar o capítulo lido e isso precisa ser combinado antes com as crianças. As ilustrações serão expostas no mural da sala junto com os outros materiais do projeto.

O professor poderá confeccionar uma grande bolsa amarela para ser exposta na sala de aula. Nessa bolsa as crianças individualmente registrarão suas impressões sobre a leitura de cada capítulo: o que gostou e o que não gostou, o que chamou a atenção, (sempre justificando suas respostas), três vontades que gostariam de colocar na bolsa amarela. Outra sugestão seria das crianças se colocarem no lugar da autora, ou falar para a autora, por exemplo: O que fariam de diferente no capítulo se fossem a autora do livro? O que diriam para a autora sobre o capítulo lido?
Os registros serão feitos na sexta feira após a socialização e colocados na bolsa amarela e a cada dia da semana (2ª a 5ª feira) serão lidos pelo professor cinco ou seis desses registros, de acordo com o número de alunos da turma e comentários.
Após as leituras de todos os capítulos, ilustrações e registros da turma, chega o momento de socialização dessa experiência de leitura para os pais dos alunos ou para as outras turmas da escola, fica a critério do professor.
A apresentação pode ser feita a partir de um seminário onde socializarão todo o processo de realização do projeto.
AVALIAÇÂO: A avaliação será constante, em que o professor precisa observar o envolvimento dos alunos na leitura, bem como a participação destes nas atividades propostas, sejam elas orais ou escritas.


Referências:

Bojunga, Lígia. A Bolsa Amarela. Apresentação de Marisa Lajolo – Rio de Janeiro: Objetiva, Literatura em Minha Casa, vol 3, 2002.



PROJETO PARADIDÁTICOS 2009 - 5º. ano. Professoras: Patrícia e Rosana. Livro: A Bolsa Amarela. Autora: Lygia Bojunga. Ilustradora: Marie Louise Nery ...disponível em: colegio.uirapuru.edu.br/.../Download/a_bolsa_amarela_5_ano.pdf